sábado, 6 de fevereiro de 2010

Desabafo

É muito querer e pouco ter. Mas não é apenas querer ter; é querer ser e não conseguir ser. Isso é ainda mais doloroso. Pois quando se deseja ter algo, pode ser alguma coisa absurda. Desde um livro até uma ilha; de uma puta até um amor. Mas quando se quer ser algo, geralmente, este algo é simples. Básico, talvez. E não conseguir ser, descubro agora, é uma frustração.
A arma mais devastadora de corações é a indiferença. Mesmo cercado de pessoas, de todos os tipos, sinto-me só. Percebo que muitas destas que me rodeiam não me acrescentam nada; nem me tiram coisa alguma.
O fato é: Não sei a razão pela qual minha vida se cruza com outras; não sei o motivo pelo qual se abrigam em mim, nos meus beijos. Afundo-me na própria solidão. Sou apenas mais um na multidão atordoada. E o pior: Eu sou o mais atordoado. Pior: Estou no caminho contrário. Este estar-no-mundo me faz mal.
Como alguém pode ser frio com outrem? Como pode falar sem olhar nos olhos? Vaidade! Hipocrisia! Vejo almas vazias.
Viver não é estar vivo. Viver é enxergar: enxergar o que se sente, o que se ouve; é enxergar-se. É sentir o que se enxerga. E as pessoas cegas? Não digo cegas dos olhos, mas cegas da alma.
Relacionamentos feitos em cima de promessas jamais darão certo! Cumplicidade de menos e demasiadas cobranças. Estou extenuado. Mas ainda sinto dor.
Os momentos agradáveis foram todos dispensáveis. Se eu não tivesse amado, meu coração não se sentiria falto, posto que fosse frio. E a única coisa irreversível é a frialdade. E, talvez, a morte. Justamente, um cadáver é gelado.
É a folha seca que cai da árvore, sempre no mesmo lugar. Serve de quê?!
Preciso de segunda chance, mas sei que a terceira será necessária em pouco tempo. E perdoar engendra uma sensação de superioridade; esquecer é servidão. Assim, um simples aprendizado transforma-se em competição. Não se pode partilhar. Isto me dói.
Caralho! É tão difícil ser companheiro?
Não sei que esperança pulsa neste peito. Mas ainda há pessoas boas.
Também sou culpado, mas alego impotência. Sou fraco. Ouço vozes que destilam venenos, e por isso me calo. Eu minto para mim, mas quero ser a fênix. O sol brilha acima de minha cabeça, porém ao lado dele há os arrogantes.
A eternidade não me agrada, pois ela é indiferente ao tempo. E tempo é permissão. E o infinito não me agrada, pois ele é indiferente ao espaço. E espaço é possibilidade.
Hoje sei que há gritos calados. Sei, também, que há prantos extremamente secos. E que estes não possuem valia. O silêncio é uma forma de conversar...
Cresci. Atualmente, sou capaz de perdoar uma traição. Percebi que algumas são sinceras, principalmente para seus autores. Quando muito, para todos.
Há confusão entre sinceridade e oportunidade, entre verdade e oportunidade. Sou acometido por novas dores velhas. Sinto-me ruído; arruinado.
Sou vulnerável. Possuo um coração passional e não consigo caminhar sobre abismos. Não fui capaz de manter-me de pé, quando o caminho se estreitava. Tentei apoiar-me em algo, mas no escuro não distingui a mão que me segurava. Nem a que me estrangulava.

15 comentários:

  1. Cara, dói muito te ver assim!
    Eu faço qualquer coisa pra te ver melhor.
    Não te quero assim, não gosto quando você fica com esses pensamentos.
    Não me poupe. Conte comigo.
    Eu te amo muito, tá?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. De onde vem essa tristeza toda felipe?
    Nao da pra ver voce sem todo o amor que te transborda!
    Reaja!

    ResponderExcluir
  3. Ser e não conseguir é doloroso sim, mas conseguir não ser é um grande feito. Conseguir não ser indiferente, quando tanta gente em volta o é...

    ResponderExcluir
  4. "Há confusão entre sinceridade e oportunidade, entre verdade e oportunidade. Sou acometido por novas dores velhas. Sinto-me ruído; arruinado."

    Como me sinto nas tuas letras...

    Beijo e mais beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É doloroso, eu sei.
    Indiferença machuca, aqui dentro.

    _
    Ei, Felipe.
    Gostaria de te fazer uma proposta.
    Você tem interesse em escrever versos, coisas pequenas, e coisas do tipo?

    Nós, do blog Reticencio-me (http://www.reticencio-me.blogspot.com/) gostaríamos muito de te ter junto com a gente por lá.
    O que você acha?

    Qualquer coisa, pode me mandar um e-mail. - be.matos@hotmail.com

    Beijos doce :*

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca vi um texto seu, são sempre poesias. Mas gostei do que li, apesar do pessimismo. Como um elo, estamos ligados em meio à essa onda de tristeza. Mas se agarre em mim que eu te ajudo a sair dela. Nada melhor que uma mão amiga nessa hora, rs.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Não vou dizer que sei exatamente o que está sentindo e nem que passo pelo mesmo. Devo ter tido uma ideia muito parcial sobre tudo que acontece com você. E claro, em certas partes semelhantes com o que passo. Mas é justamente aí que digo que posso estar totalmente enganada porque as coisas semelhantes me fazem viajar apenas para o meu problema e esqueço que isso é você.

    Só posso dizer que assim como você, eu também descobri que sou capaz de perdoar traições e talvez até mais que isto, entendê-las. Por fim deixo dito que senti um gosto inquietante nessas entrelinhas e daí que senti o mesmo relendo tudo que escrevi. Pode não valer para todos, mas acredito que isso passa.

    Um super beijo de quem te admira muito e te quer sempre em paz.
    Ah, deixa eu falar agora o motivo pelo qual teu blog me atraiu: a arte de viver em paz. Vambora praticá-la?


    (:

    ResponderExcluir
  9. Olá, Felipe, estou de volta.E venho e me deparo com palavras semelhantes que reverberam aqui detro da minha cabeça. Compartilho contigo s sentimentos misturados: solidão, frutração, ruína!
    Mas sabe, sempre que isso acontece comigo, me olho no espelho e me digo: "Isso também vai passar."
    Espero que pra ti já tenha passado! Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  10. Belas palavras
    mais sinto um certo tom
    de sofreguidao,tristeza
    vc se esperressa mto bem msm em momentos dificieis...Independente do que seja acredite irá passar.Bjusss

    ResponderExcluir
  11. Se não te conhecesse diria que todo esse transtorno posto nas palavras foi um desabafo de um homem que amou e foi largado.
    No entanto, esse perfil, essa roupa não lhe cai bem, você não é desse tipo. Logo, essa sua perturbação me assusta.
    Queria poder te ouvir, mas no momento é impossivel, você sabe. Por mim você seria meu vizinho e todos os dias me teria na tua porta a te azucrinar e ouvir teus lamentos, eles são bem vindos.

    Sossega esse peito, garoto.

    ResponderExcluir
  12. Tua tristeza é minha.
    Tua dor me machuca.
    Teu sofrer faz parte de mim.
    É inevitável. Preciso estar ao teu lado, mesmo que seja em espírito para tentar te protejer do que dói.
    Ou ao menos estar ao teu lado para que possa te abraçar para que junto contigo eu carregue este coração. Semelhante ao meu, mas extremamente belo.

    ResponderExcluir
  13. Aos 20 anos não sabemos quem somos. Aos 30 anos também não. Aos 50 anos menos ainda... Enfim, não existe este saber. há, no meu modo de sentir, sentir o momento de ser. Somos momentos e neles o que podemos ser não pode ser questinado. Passa-se um segundo e o momento é outro, outra vida.
    Fê, entendo sua angustia. Mas tudo que passamos nos torna quem somos agora e o que seremos no futuro. É clichê, mas acredito. Relacionamentos são difíceis; amores são partes soltas de um quebra-cabeças imenso.
    A mão que lhe segura é a mesma que irá soltá-lo em breve.
    O conhecimento é a chave para nos mantermos em pé. Você e Eu. Você, Eu e o Mundo. Estou em pé hoje porque acredito no que sinto. Acredito. Acredite!


    Te espero para uma vodka em breve!
    Com carinho,respeito e admiração,
    Fê.

    ResponderExcluir
  14. não sei quem vc é, nem o q te levou a pensar essas coisas...

    mas me vi nas suas palavras. é horrivel estar nessa cidade e não estar com ninguém.

    é horrível precisar estar com alguém. é horrivel querer ser alguém.

    têm coisas que simplesmente são horríveis.

    -

    ResponderExcluir