sexta-feira, 8 de julho de 2011

Amanhã

Amanhã, quando eu acordar, vou olhar mais uma vez o sol pela janela. Se estiver chovendo, contemplarei a chuva com o mesmo prazer. Vou beijar a face da minha mãe, desejar-lhe bom dia, dizer palavras de camaradagem ao meu irmão. Não vou lamentar pela morte do meu pai, isso eu sempre faço. Vou, pelo contrário, agradecer-lhe por ser a pessoa que me guia até hoje, pois meu maior medo é morrer sem lhe dar um motivo de orgulho. Você vai se orgulhar de mim, pai!
Amanhã de manhã eu vou sorrir, depois de um longo período sem encontrar motivo para realizar tal ação. Vou consultar meus livros, vasculhar página por página, até encontrar quem se levantou depois de uma dura queda. Fugirei alucinadamente de personagens como Werther, ou Florentino Ariza. Vou anotar numa folha de papel palavras de amigos, de quem caminha de fato junto de mim, e vou carregar para sempre essas palavras como um escudo a tudo que possa me fazer mal, contra qualquer infortúnio ou percalço da vida. Eu tenho amigos que projetam em mim qualquer esperança, não posso decepcioná-los. Hoje eu posso dizer: faço tudo pelos amigos que restaram, que não desistiram de mim.
Amanhã eu tentarei ser o que era antes. Um rapaz sorridente, otimista, disposto a enfrentar dificuldades de qualquer grandeza. Tentarei ser o Felipe comovido e comovente de sempre. Eu sei que posso, eu sempre fui assim. Vou escolher um amigo aleatoriamente e perguntar-lhe se faço alguma diferença em sua vida, se ele daria a sua para salvar a minha. Tenho sido relapso em alguns aspectos, mas pretendo melhorar a partir de amanhã. Não vou pedir desculpa. Mostrarei que o simples recomeço floresce no coração de todos os envolvidos.
Amanhã eu deixarei de dar tanto valor a quem não merece, a quem não me estendeu a mão quando precisei. Não é vingança, é apenas uma constatação: amigo é quem me constrói. Amanhã ligarei para todos os camaradas do Partido, os que acordam cedo na chuva e militam comigo, os camaradas com os quais compartilho os mesmos ideais, os que sentem comigo a beleza do nosso povo. Vou me dedicar mais ao Movimento Estudantil, levar o CUCA da UNE para a UERJ, implantar lá os núcleos de combate à intolerância, estou cheio de ideias legais para o próximo semestre.
Amanhã refletirei bastante, chegarei à conclusão do motivo pelo qual fui um merda nesses dias, para que assim possa evitar de ser novamente. Acho que sei como fazer.
Amanhã viverei a poesia mais uma vez, porque, para mim, ela não é apenas a produção. Poesia é sentir, é fazer uma troca com o meio e, dessa forma, a produção é uma culminância. Ser poeta é transformar tudo em poesia dentro da alma. Esse é o ofício. Amanhã realizarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário